Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267
Comparte esta pagina
Título : | Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. |
Autor : | SILVA, Claudio Mateus da |
Palabras clave : | Sistema solar; Alfabetização científica; Sequência didática; Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 16-dic-2021 |
Citación : | SILVA, Claudio Mateus da. Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Partindo do pressuposto da alfabetização científica e de inovações metodológicas, a sequência didática, neste trabalho, busca viabilizar e alfabetizar alunos e alunas de Ensino Fundamental dos anos finais sobre o ensino de astronomia, com ênfase no Sistema Solar, utilizando-se de metodologias que promovem uma participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi elaborada e aplicada em uma instituição educacional de rede particular, localizada no município de Bezerros, Agreste do estado de Pernambuco, em turmas de nonos anos, na modalidade híbrida e presencial. Com um ambiente facilitador e sociointeracionista, o uso da argumentação e interação entre os envolvidos se fez presente em grande parte do processo de ensino-aprendizagem. Através de atividades que buscavam um olhar crítico diante da situação proposta, os envolvidos contribuíram de forma ativa, com comentários e utilização de conhecimentos prévios, visto que o erro, na perspectiva pedagógica adotada, não é visto como punição, e sim como um passo para o processo de aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Claudio Mateus da.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons